As mamães também precisam se manter em forma durante a gravidez. Isso porque os exercícios físicos são capazes de trazer inúmeros benefícios para elas, entre eles, um melhor condicionamento físico, a diminuição da ansiedade e do estresse, um menor risco de diabetes gestacional e de um parto prematuro.

Existem algumas atividades físicas mais indicadas que outras. Tudo isso para proteger a saúde e garantir o bem estar tanto da mãe, quanto do bebê. Classificadas como atividades de baixa e média intensidade, algumas delas são o pilates, a hidroginástica e a ioga.

Pilates: O pilates trabalha os músculos do assoalho pélvico e a respiração, que são importantes para o momento do parto. Além disso, a prática alivia inchaços e dores, como as dores nas costas causadas pelo peso que se ganha durante a gravidez.

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Hidroginástica: A hidroginástica diminui o estresse, fortalece os músculos das pernas e quadris e melhora a circulação sanguínea. Estudos comprovaram que mulheres que praticaram hidroginástica durante a gravidez também suportaram melhor as dores do parto.

Ioga: A ioga ajuda a fortalecer os músculos e relaxar as articulações, além de aumentar a flexibilidade. Ao trabalhar a respiração, mãe e bebê ampliam sua capacidade de oxigenação. A prática também é uma das responsáveis pela redução da ansiedade e recuperação mais rápida no pós-parto.

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